Escola, Vida e Ciência

Escola, Vida e Ciência

quarta-feira, 19 de março de 2014

Apresentação do projecto "ESCOLA, VIDA E CIÊNCIA " á comunidade vieirense


Discurso de apresentação do projecto " Escola,Vida e Ciência"

"Na qualidade de Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, incumbe-me dar início a esta apresentação pública, agradecendo a vossa presença e dando-vos as boas vindas a todos!
Com efeito, estamos aqui reunidos para vos dar a conhecer o facto, para gáudio de todos nós e dos nossos alunos em particular, do sucesso resultante da candidatura, em boa hora apresentada por esta Associação de Pais, no âmbito do Projeto Ciência Viva, denominado… “ESCOLA, VIDA E CIÊNCIA”.
Trata-se de uma missão encetada pela Associação de Pais, em parceria com o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e a Universidade do Minho que contempla:
- a promoção do contacto direto entre os nossos alunos e a comunidade científica de referência,
- a criação e dinamização de clubes de ciência e jardins de ciência;
- o desenvolvimento de projetos tecnológicos tendentes à realização de um produto inovador;
- e atrair os jovens para as áreas das ciências e das tecnologias.
…porque “é de pequenino que se torce o pepino” e formatados que estamos para o pressuposto de que o gosto pelo que quer que seja, é mais potenciado em tenras idades, julgamos ser este
o momento ideal para dar o nosso contributo no desenvolvimento da ciência neste e nosso Agrupamento de Escolas (daí a designação nacional “PAIS COM A CIÊNCIA”), servindo, permitam-me a expressão, de “mola impulsionadora” para a implementação, reforço e desenvoltura de uma área do saber extremamente importante, fundamental e transversal de qualquer sociedade, nos dias de hoje, a saber: a CIÊNCIA.
Neste país, comparativamente com outros, poderão não ser muitos: 1.600.000, no que à população infanto-juvenil até aos 15 anos de idade e com base em dados de censos de 2011, diz respeito.
Neste Agrupamento, são cerca de 1800.
Não obstante, têm a obrigação de ser bons no que idealizam… e infinitamente melhores no que fazem.
E relembro: “dos fracos não reza a história”.
É, portanto, com imensa alegria e desmedido orgulho que, ao apresentar este projeto, vos exorto a que me acompanhem em igual proporção, na manifestação dessa alegria e orgulho, sendo que o que realmente nos move e todos desejamos é o bem estar e felicidade das nossas crianças, para as quais nos é imperioso trabalhar no sentido de contribuir para que elas possam usufruir de um ambiente de sã camaradagem e real espírito de aprendizagem.
Uma nota de agradecimento à Academia Valentim Moreira de Sá, por estes momentos musicais."

 A Ciência desempenha um papel aglutinador e motivador nos vários graus de ensino desde o início do pré-escolar até ao 12.º ano. Ensinar a Vida e sensibilizar para a importância da Biodiversidade e da Bioética é possível através do ensino das Ciências e do contacto entre os alunos, docentes e investigadores, bem como outros agentes da comunidade educativa. Pretende-se com este projeto potenciar o sucesso escolar, motivando os alunos para a importância do conhecimento e do trabalho sistemático e metódico para obter bons resultados, assim como reforçar a tomada de consciência do impacto da nossa pegada ecológica no planeta TERRA, agindo local e pensando global.
Foi um fim de tarde agradável que findou com um jantar convívio entre todos.

Aqui ficam alguns momentos da noite:













Sem comentários:

Enviar um comentário